Consultoria empresarial: 5 situações que indicam que estou precisando

Uma necessidade comum entre os gestores – em especial os menos experientes – é ter certeza se são capazes de enfrentar e resolver os problemas por conta própria, ou se precisam de um apoio especializado de uma consultoria empresarial para que seus negócios se mantenham saudáveis. Abordaremos este tema trazendo alguns elementos que poderão ajudar o empresário a identificar a necessidade de um trabalho especializado de consultoria.

1 – Quando vejo que estou tendo muita dificuldade para resolver os problemas da empresa

Conforme falamos neste artigo, todo problema tem solução. Em alguns casos, basta apenas um pouco de planejamento e organização. Assim, todo problema pode ser solucionado ao ser conduzido pelas seguintes perguntas: Onde está o erro? Quem errou? Por que errou? Quando errou? Como foi produzido esse erro? Analisar o erro iniciando sob estes aspectos ilumina o caminho para identificar a origem do problema. Em algumas situações o erro se dá por alguma decisão ou atitude do próprio dono da empresa, no caso, você mesmo que está lendo este texto… Em outros casos, o problema se oriunda de um colaborador que não sabe fazer ou não quer fazer da maneira como o gestor enxerga como correta. Nesta situação, a primeira coisa a se fazer é: perguntar para a pessoa qual a sugestão que ela traz para corrigir este problema. Acredite: pode ser que com uma simples conversa a solução já apareça! Pois muitas vezes a correção de um problema vem quando se oportuniza à pessoa envolvida, trazer sua visão ante à situação.  Agora, caso você perceba que já extinguiu suas alternativas de solução e que há a dificuldade em ter uma visão de fora da situação, pode ser o momento de procurar uma consultoria empresarial especializada que poderá ajudar a resolver o desafio. Por isso sugerimos iniciar fazendo uma consulta dentro de você mesmo, refletindo de acordo aos seguintes critérios:
  • Perceba quanto de paciência lhe resta para lidar pessoalmente com estes erros;
  • Analise quanto tempo sua empresa suporta financeiramente e comercialmente estes erros;
  • Observe se a inteligência interna da empresa é suficiente para resolver as situações atuais e futuras, ou o quanto de inteligência de uma equipe especializada e focada nos problemas teria condições de acrescentar ao negócio.

2 – Quando vejo que estou muito longe da visão que me impulsionou a abrir um negócio uma consultoria empresarial poderá me ajudar

Você já parou para lembrar quais os sonhos que fizeram com que você abrisse a empresa? Você realmente está vivendo o sonho que almejou? Continua ainda em direção à meta?  A questão é que nos envolvemos demais com a operação do negócio e depois de um tempo, ocupamos pouco ou nenhum tempo para pensar, de forma única e exclusiva, na direção que a empresa está tomando. Quando nos envolvemos demasiadamente nas operações, a tendência é que os níveis de ansiedade aumentem. Já não existem muitos momentos para o bom humor, o gestor se torna mais nervoso que o habitual, menos paciente e até tratando seus profissionais com certa rispidez… Se todos esses elementos citados ocorrem com você, o sinal é vermelho. Certamente você já há um bom tempo não revisa a visão da empresa. O uso da ferramenta CANVAS, por exemplo, é muito útil nesta tarefa, que pode ser feita com a equipe de lideranças ou toda a empresa e permite observar todos os pontos fundamentais de um plano de negócios de forma simples. Uma consultoria, neste caso, poderá ajudar no processo e identificar a finalidade, a visão e o direcionamento da empresa em relação aos sonhos que a impulsionaram.

3 – Quando estou com problemas de caixa

A questão aqui é ampla. A parte financeira é uma consequência de todo um processo de atendimento ao cliente. Então, opto neste artigo por iniciar a reflexão fazendo um questionamento:  Como você sabe que está com problemas de caixa? É muito comum acharmos que problema de falta de dinheiro é falta de venda. Não! A primeira coisa que precisamos fazer, é conseguir identificar claramente qual problema gera a percepção de falta de caixa. Por exemplo, pode que seja a conta negativa por um determinado período. Neste caso pode ser um problema de fluxo de caixa, e não de falta de caixa, propriamente dito, que são 2 situações diferentes. Assim, a falta de dinheiro pode se dar por inúmeras razões: desperdício, excesso de descontos, preço baixo, entre outros. Para saber se você está precisando de uma empresa de consultoria neste assunto, verifique de que maneira os dados financeiros da empresa estão registrados. E se estão devidamente registrados, se cada informação está organizada por categoria e subcategoria, por data, conta bancária, data de vencimento, data de pagamento. Caso isso pareça complexo e demorado demais, uma empresa de consultoria poderá ajudar a estruturar os dados financeiros, para que assim o gestor possa ter os relatórios que necessita para identificar claramente o motivo da falta de dinheiro. Se você tem registrado seus movimentos financeiros, excelente! Se não tem, é necessário fazê-lo urgentemente.

4 – Quando estou recebendo muitas reclamações dos meus clientes

Para começar, saliento que é muito importante ter uma postura ativa de agradecimento sincero ao cliente que reclama. No Brasil, em média apenas 20% dos clientes reclamam. O restante, 80% simplesmente vai embora e não retorna nunca mais!  A lógica, portanto, é simples: se 1 cliente reclama, existem mais 4 insatisfeitos, que apenas não estão se queixando. Uma dica fundamental é que você precisa ter registro de todas as reclamações. Algumas pode ser justas (falta de um produto, falta de simpatia…), outras nem tanto (um cisco na parede). De qualquer forma, você precisa saber quais são. E identificar algum padrão por detrás delas. Vamos a alguns exemplos práticos: Se o problema for simpatia ou atendimento, é necessário treinamento e implantação de uma cultura mais humanista. Se é um processo, é necessário remodelação do processo de atendimento. Se foi falta de produtos, é necessário repensar o processo de compras e estoque. Se você considera que tem condições de fazer tudo isso por conta própria ou tem alguém em sua equipe competente para colocar energia, tempo e inteligência na liderança da execução destas soluções, sugiro que faça isso o quanto antes! Caso você se perceba sem condições internas suficientes para resolver isso, uma consultoria empresarial lhe ajudará com esses desafios.

5 – Consultoria empresarial e Padrão de atendimento

Quando falamos de qualidade de serviço, o primeiro item que precisa ser pensado é a padronização do atendimento. A intenção de se ter um padrão de atendimento, é para que a empresa não dependa da sorte, do humor ou da grande habilidade de uma ou outra pessoa para deixar o cliente encantado.  Assim, a falta de padrão no atendimento gera descrédito para a empresa, pois não gera confiabilidade. Como vou, por exemplo, como consumidor encantado por uma empresa, indicar a uma pessoa a compra do produto ou serviço desta empresa se não tenho certeza de que essa pessoa será tão bem atendida quanto eu fui? Depois essa pessoa vai reclamar para mim! Assim, como empresário, se desejo ter padrão de atendimento, preciso colocá-lo no papel e treinar as pessoas para que saibam fazer como deve ser feito.  E este é o primeiro passo, pois é necessário, posteriormente, implementar sistemas de controle deste padrão para saber se estou efetivamente conseguindo aplicá-lo nos níveis desejados. A consultoria empresarial, neste caso, irá ajudar a fazer esse mapeamento, para que a qualidade dos seus serviço possa ser a grande marca que seus clientes carregam consigo!

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